quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UNID-4 ATIV-4.3;4.4,4.5-PROJETO ÁGUA



TEMA: A importância da água para nossas vidas.

OBJTIVOS GERAL: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando.

APRESENTÇÃO:- Este projeto visa a conscientização dos alunos para a preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma.

JUSTIFICATIVA: O projeto Água Fonte da Vida que se propõe deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando. Será desenvolvido proporcionando aos alunos uma grande diversidade de experiência com meios tecnológicos ( vídeos, data show, maquina digital, internet.) , musicas, com a participação ativa para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas da água.

A TIVIDADE 4.2-AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Hoje nesse mundo globalizado que estamos vivendo onde as transformações estão chegando tão rapidamente  nos como educadores precisamos esta sempre buscando novos conhecimentos, para podermos adquirir  cada dia mais  informações. Com isso nossas aulas  poderão ser mais produtivas e ricas em conhecimentos,  pois nossos alunos poderá  esta em constante contato com as mídia, e também mais aulas  criativas e atrativas, com a possibilidade de grandes avanços no aprendizado.

ATIVIDADE-4.1 OS DESAFIOS DA LINGUAGEM


A tecnologia precisa estar presente na sala de aula, pois em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma íntegra ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar está geração de alunos ao mundo virtual, pois nossas aulas serão mais criativas e com isso podemos estimular a curiosidade e a criatividade dos nossos alunos. Na nossa prática docente o uso da tecnologia, as quais estão presente ao nosso cotidiano, mais que nunca é indispensável ter acesso a informações onde significa ter acesso ao acontecimento a transformação que está acontecendo no momento. É urgente que nós professores  procuramos  estar   acompanhando essas transformações. Buscando mecanismo para a construção do saber de nossos alunos, ao pesquisar na internet assuntos relacionados  as  aulas presenciais o aluno sente prazer quando descobri que essa ferramenta chamada INTERNET pode clarear algumas partes do estudo que ficarão confusos. Isso desperta no aluno a curiosidade para continuar buscando novos assuntos a serem pesquisados. Mas também precisamos ensinar nossos alunos que a INTERNET nos traz bens e também pode nos prejudicar quando não usamos adequadamente. Por isso não podemos separar a  forma do conteúdo a tecnologia, as estratégia de aprendizagem e as de ensino , porque já estamos vivendo em uma nova era onde o uso da tecnologia na sala de aula não será mais um luxo, mais sim uma obrigação.

UNIDADE 3. ativ3.1 reflexão sobre o desenvolvimento do aluno

Ativ-3.1
Sim desenvolvendo a capacidade de compreender o desenvolvimento e um projeto complexo por inteiro tendo, cada um a visão do todo e sabendo como sua parte integra com capacidade de trabalhar em cooperação. Ao desenvoLver uma aula é possível que o aluno aprenda os mesmos contudo de forma diferente porém cada um desenvolve de acordo com suas habilidades.

PORTFÓLIO

A  curiosidade e um instindo que nos leva a expectitavas; a procurar; assim veio o tics, tecnologia e sempre novidade, meios a comprieensão, a capacidade humana e infinita. A tecnologia esta filtrada em nossas vidas cabe cada um procurar aprender aquilo que esta a nosso alcance. O professor precisa dominar aquilo aprende. A  primeira atividade foi uma refleção como docente.ATIV-1.1 QUEM SOU EU COMO PROFESSORATIV-1.1 QUEM SOU EU COMO PROFESSOR
A segunda atividade foi uma reflexão sobre a :ATIVIDADE 1.2-PREOCUPAÇÃO E /OU EXPECTATIVAS QUANTO O USO DA TICS NA EDUCAÇÃO.Que ampliou em mim a possibilidades de produzir conhecimentos e compartilhá-los.ATIVIDADE1.2-PREOCUPAÇÃO E /OU EXPECTATIVAS QUANTO O USO DA TICS NA EDUCAÇÃO.
Para realizar a seguinte atividades foi feito um levantamento dos meios tecnologicos da escola e como são utilizados.ATIVIDADE 1.3-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAATIVIDADE 1.3 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAA quarta atividade 1.4 foi desenvolvido um slide.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA:RECURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO FAVORÁVEL.Na atividade 1.5 anlisei uma sugestão de aula, acessei o sait PORTAL do PROFESSOR.ATIVIDADE1.5-SABENDO QUE TODO ALUNO É CAPAZ DE APRENDER .Para a sexta atividade (DIÁRIO de BORDO),fizemos uma sintese de como os recursos tecnologicos estão sendo trabalhados na pratica pedagogicas. ATIVIDADE1.6-USO DE RECURSOS TECNOLOGICOS NA PRÁTICA PEDAGOGICA.
Na atividade 1.7 analisei um projeto que fala da inclusão social na era da tecnologia.ATIVIDADE1.7-TRABALHOS COM PROJETOS
Na oitava atividades contem dados da análise de um slide.ATIVIDADE 1.8-ATIVIDADE 1.8-SEMANA LITERÁRIA
Na unidade 2-atividade 2.1,2.2,2.3.O que é hipertexto acessando por wikipedia, as linguagens da internet.Conhecendo e comentando com os colegas.ATIVIDADE 2.1,2.2,2.3-HIPERTEXTO
Na atividade 2.4-O PORTFÓLIO onde serão registrada todas as atividades do curso.Na atividade 2.5.2.6,2.7,planejamos um projeto com meios tecnologicos.ATIVIDADE 2,5.2.6,2.7-PROJETO COM MEIOS TECNOLOGICOS
Para concluir as atividades com hipertexto elaboramos um slide com o Desenvolvimentos de Aulas com os Alunos;ATIVIDADE 2.8 SLIDE

terça-feira, 23 de agosto de 2011

HIPERTEXTO

     REFLEXÃO SOBRE HIPERTEXTO


 Na atividade 2.1,naveguei pela wikipédia pesquisando sobre educação infantil, onde encontrei uma explicação do tema que relata  que neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. Este texto traz palavras ou link que nos leva as outras informações, nos estimulando há novas pesquisas e a novas aprendizagens.
meses. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche". O equipamento educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chama "pré-escola.Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento a registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção. No parágrafo do hipertexto, nos traz alguns link importantes,nos explicando No Brasil considera-se como educação infantil [1] o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 como procede a educação infantil aqui no Brasil. e com ocorre a avaliação nesta etapa da educação.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.
Esta informação foi pesquisada dentro do hipertexto do parágrafo acima, com Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conclui então que hipertexto é um termo que nos remete à um outro espaço digital.Hipertexto, conjunto e blocos mais ou menos homogênea de texto, apresentado em meio eletrônico em que há remissões a outros elementos ou hipertexto, ou com significados de palavras que o autor acha que não está clara dentro do texto, a cada consulta vai nos levando a mais e mais informações.
Assim, entendi que hipertexto é uma fonte de informação, sendo necessária clicar na palavra em destaque (link) para obter uma nova informação.






segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Literatura Infantil: O sonho possível no ensino aprendizagem da educação infantil, da Escola Municipal Santa Marta – Bom Jesus do Araguaia.

Aluna:Ana Rita

Problemática:
Porque tantos alunos têm dificuldade em aprender a ler e escrever? Será que introduzir a                                             literatura infantil com o uso da internet, na Educação Infantil, superaria essa problemática?

Objetivo:
Analisar se a literatura infantil influência no ensino aprendizagem do educando da educação infantil da Escola M.E.I.F. Santa Marta.

Objetivos específicos:
Desenvolver a concentração e a oralidade.
Despertar nos alunos o interesse por histórias e consequentemente pela tecnologia;
Promover a aprendizagem por meio do conhecimento de histórias através da tecnologia digital (internet e hipertextos)

Justificativa:
É importante que a criança se alfabetize letrando através das tecnologias, de forma contextualizada, interdisciplinar, e que seja respeitada a faixa etária de cada criança. Nesse sentido, introduzir histórias literárias na educação infantil é redimensionar o tema a fim de desenvolver a imaginação e a criatividade dos alunos, e despertar o interesse pela leitura e pela tecnologia desde a infância.
 Enfim, quando se aprende por intermédio de histórias, nunca se esquece, pois esse aprendizado dura para sempre.

Introdução:
O projeto tem como objetivo analisar se a literatura infantil influência no ensino aprendizagem dos alunos. Faz uma breve reflexão sobre a importância da tecnologia digital no ensino. A tecnologia e a literatura devem ser as portas de entrada para o universo da imaginação e da informação. É imprescindível que o aluno desde cedo, tenhas contato com a poesia, narrativas de ficção, jornais e revistas, internet e outros meios tecnológicos, enfim, é com diferentes tipos de textos que ocorre a aprendizagem.
Para o futuro do país, não basta hoje, apenas uma tecnologia de ponta. Precisamos de valores humanos, talento, criatividade, preparo. Só através do conhecimento de diferentes linguagens, teremos uma sociedade participativa e com visão critica da sua realidade.

Recursos Metodológicos:
Os recursos tecnológicos oferece conhecimentos e experiências  e a sua descoberta tem valor  pessoal e é intransferível. A fantasia, o mundo colorido, as aventuras, os sonhos e a s realidades são história de todas as gentes, dos nossos tempos, de todos os tempos e da aventura mágica de viver. Piaget afirma que quanto a criança vê e ouve, tanto mais deseja ver e ouvir. Quanto maior for o enriquecimento perceptivo, afetivo, social e comunitário, tanto maior será também, o desenvolvimento da sua inteligência.


Modelar a rotina pedagógica, fazendo leituras, vendo e se conectando com os meios tecnológicos constitui uma estratégia possível que o professor oportuniza ao cidadão informação, leitura do mundo, levando o aluno cumprir o ideal libertário e democrático.
Os recursos mais importantes são, sem dúvida, os meios tecnológicos. Verificar de maneira lúdica, se a história foi compreendida, chamar atenção para os aspectos estruturais do texto e discutir questões levantadas a partir de sua audição e visão. Recontar, dramatizar, desenhar, montar painéis e quebra-cabeças, fazer dobraduras, são atividades que podem ser desenvolvidas com a finalidade de recompor as sequências narrativas, estabelecer a importância dos personagens, dos espaços, do tempo, do tema.
A atividade foi desenvolvida com os alunos da Ed. Inf. II, com as professoras Eva e Marlene, usamos como recurso didático a internet e o data show, apresentamos aos alunos como conectar-se a internet. Fomos clicando nos desenhos e apresentando a todos e comentando como é desenvolvido o programa.
                                              
Conclusão:
Espero que os resultados sejam positivos, e que em longo prazo, todos os alunos que passaram por esse trabalho sejam leitores e internautas dinâmicos e críticos. A leitura frequente de textos literários ou não, é muito importante na formação de uma pessoa, pois a leitura oferece interpretação do mundo e estimula a reflexão do conhecimento.     
Pois a aprendizagem passa pela emoção, por isso, se o aluno não sentir seguro e confiante, sua consciência vai estar tomada com a preocupação de se defender o tempo todo e assim não conseguira  deixar sua curiosidade e criatividade surgir e com ela o desejo de aprender.
Durante o desenvolvimento da aula os alunos demonstraram curiosidade e inquietação pelo desconhecido, houve muita conversa até o momento que os chamou atenção, neste momento os alunos gostaram e começaram a participar da aula, fazendo comentários sobre o que viam.  
 Quanto à nós professoras, sentimos dificuldade para desenvolver o trabalho, pois a internet estava muito lenta, ao clicar no programa desejado, este não correspondia, fomos ficando ansiosa por não atender aos alunos como queríamos.

 Avaliação:
A avaliação é imprescindível no planejamento e deverá ser constante. Avaliar-se o andamento do trabalho pelo entusiasmo e a participação dos alunos. Os alunos participaram da atividade demonstrando curiosidade e interesse, brincaram e fizeram comentários do que viram. 
 

Referências bibliográficas:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. Scipione, SP, 1991.

ANTUNES, Walda de Andrade, Lendo e Formando Leitores, São Paulo, Globo, 2009.

BORDINI, Maria da Glória. Literatura: A formação do leitor. Mercado Aberto, Porto Alegre.