sexta-feira, 22 de julho de 2011

ATIVIDADE 1.7 - ANALISANDO UM TRABALHO COM PROJETO

ANÁLISE DA PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM PROJETOS


            Dentre as mudanças significativas que a educação tem apresentado, o trabalho com projetos é a que mais se destaca, devido a sua potencialidade na construção do conhecimento.
            Pesquisando na internet encontrei várias experiências desenvolvidas com projetos significativos e percebi que nos relatos apresentados os resultados são muito favoráveis. Mas foi em uma escola de tempo integral do Estado de Goiás que encontrei o “Projeto Semana Literária” que me chamou atenção pelos resultados apresentados. Em entrevista a equipe da escola relatou o desenvolvimento do Projeto da seguinte forma:

 RELATÓRIO DA SEMANA LITERÁRIA

Na semana de 21 a 25 de março foi realizada a III Semana Literária do Colégio Estadual Joaquim Teodoro de Souza, com resultados positivos que merecem ser mencionados e detalhes de desempenho que precisam ser ajustados. A III Semana Literária foi pensada de forma coletiva para garantir a efetiva participação de todos, especialmente dos alunos, composta por atividades que destacam a leitura, tendo como foco a literatura infantil por meio do acervo da biblioteca, visando o uso maior desse recurso de conhecimento que a Unidade Escolar dispõe. Buscamos também o envolvimento de membros da comunidade em geral, trazendo contadores de história e júris representativos, a fim de abrir as portas da escola para o conhecimento popular.
Na Segunda Feira – dia 21 de março de 2011, durante o momento da oração realizou-se a Abertura Oficial, onde foram explicados aos alunos todos os propósitos da Semana Literária e levantada a expectativa de muita aventura por meio das histórias a serem trabalhadas.“ Tendo por base duas frases, expostas em murais: “A Leitura Nutre a Inteligência” e” A Leitura Engrandece a Alma”, iniciamos a semana com boa expectativa por parte de alunos e professores. 
Na Terça Feira – dia 22 de março de 2011 ocorreu a Classificatória do Concurso Contadores de História. Fato interessante a ser relatado é que esse concurso já estava mobilizando a Escola há três semanas, pois forçou os alunos a procurarem a biblioteca, escolherem livros e treinarem a história a ser contada. Sendo que até os alunos que optaram por não participarem do concurso, estiveram realizando leituras diversas em função do concurso. No turno matutino concorreram alunos dos 1º, 2º e 3º anos, sob avaliação de júri convidado previamente. No turno vespertino concorreram alunos dos 4º e 5º anos, sob mesma forma de avaliação. Foram selecionados os sete (07) primeiros colocados de cada categoria.
            Na Quarta Feira – dia 23 de março de 2011 recebemos Maria Bernandes para contar uma história  - Binho e Pipa, onde ouve a interação dos alunos devido a forma envolvente que a história foi contada, ficando a certeza de que momentos como este são fundamentais para o despertar da leitura. Realizou-se no turno vespertino a eliminatória do Concurso Contadores de História onde foram escolhidos os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.
Tanto no dia 22 quanto no dia 23 a participação dos alunos foi muito boa e houve envolvimento. 
            Na quinta feira – dia 24 de março de 2011 houve a exposição de livros criados pelos alunos. Trabalho que começou e mobilizou a escola antes do início da semana e gerou bons resultados. Os livros expostos foram criados, com antecedência, pelos alunos e suas professoras em sala, sendo que o melhor de cada sala foi premiado com um kit de livros.
            Para encerrar a semana, na sexta feira – dia 25 de março de 2011 ocorreram as oficinas literárias, divididas da seguinte maneira:
Sala 01 – Pintura – a partir das histórias da Arca de Noé e Cachinhos de ouro e os três Ursos. Professores responsáveis: Jakeline, Joana e dona Iracema.
Sala 02 – Colagem – a partir do Livro Animais de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Professores responsáveis: Candinha, Celma e Lucicleide.
Sala 03 – Mímica – a partir do livro Dona Flor. Professores responsáveis: Ana Maria, Ana Claudia e Maria das Dores.
Sala 04 – Dobradura – a partir de textos diversos. Professores responsáveis: Andréa e Ítala.
Sala 05 – Desenho/ ilustração – a partir do Livro A Ema. Professores responsáveis: Giovana, Marlene e Divina.

            Confirmei então que o trabalho com projetos é de suma importância e por isso me disponho a realizar este em questão, pois envolverá toda a escola enriquecendo o conhecimento de toda a comunidade escolar. Ainda poderemos implementar com a digitação dos livros criados pelos alunos e apresentação em momento de autógrafo.

ATIVIDADE1.6 - USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Muitas são as possibilidades para o uso das TICs na escola. Observando o vídeo podemos ver os alunos e a comunidade escolar interagindo com o conhecimento, produzindo por meio do computador, da internet, dos livros e demais materiais impressos, dos recursos de mídia (som, microfone...) e outros. É perceptível como esses recursos fazem a diferenças, como a escola se apresenta mais dinâmica e isso é muito bom. É isso que queremos para nossa escola.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ATIVIDADE 1.5 - SUGESTÕES DE AULA

FICHAMENTO – ATIVIDADE 1.05

MOME DO PROGRAMA - A história que vem do barro

Autor - Juliana Gomes de Souza Dias (CURITIBA, Co-autor Eziquiel Menta)

ÁREA DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS– Artes, Português, História

BREVE DESCRIÇÃO – Através da arte em cerâmica descobrir a cultura indígena relacionando-a com a produção artística atual.

OPINIÃO – É importante levar o conhecimento da cultura indígena aos alunos (ou seja, da cultura base dos alunos, no caso de nós brasileiros), por meio de vídeos e sites da internet, assim como de objetos artísticos de barro conseguidos com facilidade no meio em que vivemos

IDÉIA PARA COLOCAR EM PRÁTICA POSTERIORMENTE – Após os passos sugeridos pelo programa, vídeos e sites, levar o barro para desenvolver atividades artísticas na escola, a produção pode ser fotografada e postada no blog criado especialmente para a turma e colocada no link com o tema a História que vem do barro, como se fosse um mural virtual.

ATIVIDADE 1.3 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Em entrevista o Prof. Dr. Ladislau Dowbor realizou importantes declarações sobre Educação e Tecnologia, ressaltando principalmente a necessidade de uma educação para o conhecimento e não para a mera informação. Concordo plenamente com ele quando afirma que é necessário repensar a escola enquanto espaço formador. E destaco sua afirmação de que precisamos de uma escola "menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento" (Dowbor, L., 2001). O fato é que  ao se usar as tecnologias na educação corre-se o risco de não aproveitar todo seu potencial. As novas demandas para o conhecimento exigem que as tecnologias sejam usadas, não dá para fugir dessa demanda, mas a questão é: Como usar as tecnologias de forma prática, concreta e útil aos alunos? as tecnologias não podem ser usadas apenas para transmitirem informações mas sim para possibilitarem a construção do conhecimento.

ATIVIDADE 1.2 - PREOCUPAÇÕES E /OU EXPECTATIVAS QUANTO AO USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL NO CONTEXTO SOCIAL EM QUE VIVEMOS, MAS CONFESSO QUE ME ASSUSTA UM POUCO DEVIDO SUA COMPLEXIDADE E DINAMICIDADE, ONDE AS INFORMAÇÕES SÃO MAIS RÁPIDAS DO QUE NOSSA AÇÃO. PORÉM TENHO GRANDES EXPECTATIVAS, PRINCIPALMENTE DIANTE DE OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO EM QUE POSSAMOS DESCOBRIR FORMAS DE ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS TICS. SEI QUE AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS E QUE OS RECEIOS FICARÃO EM SEGUNDO PLANO QUANDO SOUBERMOS COMO USAR AS NOVAS TECNOLOGIAS A FAVOR DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA NOSSOS ALUNOS.

ATIVIDADE 1.1 DO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs

QUEM SOU COMO PROFESSORA?

Ensinar nem sempre é possível, mas aprender sim...
Sou uma professora que, apesar das limitações, tento contribuir para a formação de meus alunos, acreditando possibilitar a conquista de uma vida mais digna para cada um deles. Aprendi com meu pai que a educação é a única alternativa para uma vida melhor. E por isso luto por uma educação de qualidade.
Mas não é fácil. Busco despertar a curiosidade dos alunos, assim como prepará-los para vida, mas a dinâmica desta mesma vida é muito acelerada e nem sempre consigo acompanhá-la, mas sigo, ouvindo idéias, aprendendo com os alunos e colegas, vou em frente, tentando fazer diferença para os alunos.
Por isso quero sempre aprender mais, me informar e formar novos conceitos para acompanhar as necessidades da sociedade em que nos encontramos.
Vivemos hoje uma época de dinamização, onde existe acesso livre a todas as informações e conhecimentos e isso é um grande desafio. E para enfrentá-lo são necessárias novas práticas pedagógicas que permitam trazer para a educação a mesma dinamicidade da vida social atual. Isso exige de mim, como professora a disponibilidade de interagir com o mundo, não só o meu, ou o da escola, mas o mundo do aluno, da sociedade em que ele vive. Necessitamos urgente saber usar a linguagem e despertar o interesse dos alunos.
Precisamos, portanto, aprender mais, principalmente a usar as novas tecnologias a favor de uma educação de qualidade. Com certeza o curso Ensinando e Aprendendo com as TICs poderá contribuir para esse aprendizado tão necessário.

A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.
Edward Teller