ANÁLISE DA PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM PROJETOS
Dentre as mudanças significativas que a educação tem apresentado, o trabalho com projetos é a que mais se destaca, devido a sua potencialidade na construção do conhecimento.
Pesquisando na internet encontrei várias experiências desenvolvidas com projetos significativos e percebi que nos relatos apresentados os resultados são muito favoráveis. Mas foi em uma escola de tempo integral do Estado de Goiás que encontrei o “Projeto Semana Literária” que me chamou atenção pelos resultados apresentados. Em entrevista a equipe da escola relatou o desenvolvimento do Projeto da seguinte forma:
RELATÓRIO DA SEMANA LITERÁRIA
Na semana de 21 a 25 de março foi realizada a III Semana Literária do Colégio Estadual Joaquim Teodoro de Souza, com resultados positivos que merecem ser mencionados e detalhes de desempenho que precisam ser ajustados. A III Semana Literária foi pensada de forma coletiva para garantir a efetiva participação de todos, especialmente dos alunos, composta por atividades que destacam a leitura, tendo como foco a literatura infantil por meio do acervo da biblioteca, visando o uso maior desse recurso de conhecimento que a Unidade Escolar dispõe. Buscamos também o envolvimento de membros da comunidade em geral, trazendo contadores de história e júris representativos, a fim de abrir as portas da escola para o conhecimento popular.
Na Segunda Feira – dia 21 de março de 2011, durante o momento da oração realizou-se a Abertura Oficial, onde foram explicados aos alunos todos os propósitos da Semana Literária e levantada a expectativa de muita aventura por meio das histórias a serem trabalhadas.“ Tendo por base duas frases, expostas em murais: “A Leitura Nutre a Inteligência” e” A Leitura Engrandece a Alma”, iniciamos a semana com boa expectativa por parte de alunos e professores.
Na Terça Feira – dia 22 de março de 2011 ocorreu a Classificatória do Concurso Contadores de História. Fato interessante a ser relatado é que esse concurso já estava mobilizando a Escola há três semanas, pois forçou os alunos a procurarem a biblioteca, escolherem livros e treinarem a história a ser contada. Sendo que até os alunos que optaram por não participarem do concurso, estiveram realizando leituras diversas em função do concurso. No turno matutino concorreram alunos dos 1º, 2º e 3º anos, sob avaliação de júri convidado previamente. No turno vespertino concorreram alunos dos 4º e 5º anos, sob mesma forma de avaliação. Foram selecionados os sete (07) primeiros colocados de cada categoria.
Na Quarta Feira – dia 23 de março de 2011 recebemos Maria Bernandes para contar uma história - Binho e Pipa, onde ouve a interação dos alunos devido a forma envolvente que a história foi contada, ficando a certeza de que momentos como este são fundamentais para o despertar da leitura. Realizou-se no turno vespertino a eliminatória do Concurso Contadores de História onde foram escolhidos os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.
Tanto no dia 22 quanto no dia 23 a participação dos alunos foi muito boa e houve envolvimento.
Na quinta feira – dia 24 de março de 2011 houve a exposição de livros criados pelos alunos. Trabalho que começou e mobilizou a escola antes do início da semana e gerou bons resultados. Os livros expostos foram criados, com antecedência, pelos alunos e suas professoras em sala, sendo que o melhor de cada sala foi premiado com um kit de livros.
Para encerrar a semana, na sexta feira – dia 25 de março de 2011 ocorreram as oficinas literárias, divididas da seguinte maneira:
Sala 01 – Pintura – a partir das histórias da Arca de Noé e Cachinhos de ouro e os três Ursos. Professores responsáveis: Jakeline, Joana e dona Iracema.
Sala 02 – Colagem – a partir do Livro Animais de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Professores responsáveis: Candinha, Celma e Lucicleide.
Sala 03 – Mímica – a partir do livro Dona Flor. Professores responsáveis: Ana Maria, Ana Claudia e Maria das Dores.
Sala 04 – Dobradura – a partir de textos diversos. Professores responsáveis: Andréa e Ítala.
Sala 05 – Desenho/ ilustração – a partir do Livro A Ema. Professores responsáveis: Giovana, Marlene e Divina.
Confirmei então que o trabalho com projetos é de suma importância e por isso me disponho a realizar este em questão, pois envolverá toda a escola enriquecendo o conhecimento de toda a comunidade escolar. Ainda poderemos implementar com a digitação dos livros criados pelos alunos e apresentação em momento de autógrafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário