terça-feira, 23 de agosto de 2011

HIPERTEXTO

     REFLEXÃO SOBRE HIPERTEXTO


 Na atividade 2.1,naveguei pela wikipédia pesquisando sobre educação infantil, onde encontrei uma explicação do tema que relata  que neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. Este texto traz palavras ou link que nos leva as outras informações, nos estimulando há novas pesquisas e a novas aprendizagens.
meses. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche". O equipamento educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chama "pré-escola.Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento a registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção. No parágrafo do hipertexto, nos traz alguns link importantes,nos explicando No Brasil considera-se como educação infantil [1] o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 como procede a educação infantil aqui no Brasil. e com ocorre a avaliação nesta etapa da educação.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.
Esta informação foi pesquisada dentro do hipertexto do parágrafo acima, com Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conclui então que hipertexto é um termo que nos remete à um outro espaço digital.Hipertexto, conjunto e blocos mais ou menos homogênea de texto, apresentado em meio eletrônico em que há remissões a outros elementos ou hipertexto, ou com significados de palavras que o autor acha que não está clara dentro do texto, a cada consulta vai nos levando a mais e mais informações.
Assim, entendi que hipertexto é uma fonte de informação, sendo necessária clicar na palavra em destaque (link) para obter uma nova informação.






segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Literatura Infantil: O sonho possível no ensino aprendizagem da educação infantil, da Escola Municipal Santa Marta – Bom Jesus do Araguaia.

Aluna:Ana Rita

Problemática:
Porque tantos alunos têm dificuldade em aprender a ler e escrever? Será que introduzir a                                             literatura infantil com o uso da internet, na Educação Infantil, superaria essa problemática?

Objetivo:
Analisar se a literatura infantil influência no ensino aprendizagem do educando da educação infantil da Escola M.E.I.F. Santa Marta.

Objetivos específicos:
Desenvolver a concentração e a oralidade.
Despertar nos alunos o interesse por histórias e consequentemente pela tecnologia;
Promover a aprendizagem por meio do conhecimento de histórias através da tecnologia digital (internet e hipertextos)

Justificativa:
É importante que a criança se alfabetize letrando através das tecnologias, de forma contextualizada, interdisciplinar, e que seja respeitada a faixa etária de cada criança. Nesse sentido, introduzir histórias literárias na educação infantil é redimensionar o tema a fim de desenvolver a imaginação e a criatividade dos alunos, e despertar o interesse pela leitura e pela tecnologia desde a infância.
 Enfim, quando se aprende por intermédio de histórias, nunca se esquece, pois esse aprendizado dura para sempre.

Introdução:
O projeto tem como objetivo analisar se a literatura infantil influência no ensino aprendizagem dos alunos. Faz uma breve reflexão sobre a importância da tecnologia digital no ensino. A tecnologia e a literatura devem ser as portas de entrada para o universo da imaginação e da informação. É imprescindível que o aluno desde cedo, tenhas contato com a poesia, narrativas de ficção, jornais e revistas, internet e outros meios tecnológicos, enfim, é com diferentes tipos de textos que ocorre a aprendizagem.
Para o futuro do país, não basta hoje, apenas uma tecnologia de ponta. Precisamos de valores humanos, talento, criatividade, preparo. Só através do conhecimento de diferentes linguagens, teremos uma sociedade participativa e com visão critica da sua realidade.

Recursos Metodológicos:
Os recursos tecnológicos oferece conhecimentos e experiências  e a sua descoberta tem valor  pessoal e é intransferível. A fantasia, o mundo colorido, as aventuras, os sonhos e a s realidades são história de todas as gentes, dos nossos tempos, de todos os tempos e da aventura mágica de viver. Piaget afirma que quanto a criança vê e ouve, tanto mais deseja ver e ouvir. Quanto maior for o enriquecimento perceptivo, afetivo, social e comunitário, tanto maior será também, o desenvolvimento da sua inteligência.


Modelar a rotina pedagógica, fazendo leituras, vendo e se conectando com os meios tecnológicos constitui uma estratégia possível que o professor oportuniza ao cidadão informação, leitura do mundo, levando o aluno cumprir o ideal libertário e democrático.
Os recursos mais importantes são, sem dúvida, os meios tecnológicos. Verificar de maneira lúdica, se a história foi compreendida, chamar atenção para os aspectos estruturais do texto e discutir questões levantadas a partir de sua audição e visão. Recontar, dramatizar, desenhar, montar painéis e quebra-cabeças, fazer dobraduras, são atividades que podem ser desenvolvidas com a finalidade de recompor as sequências narrativas, estabelecer a importância dos personagens, dos espaços, do tempo, do tema.
A atividade foi desenvolvida com os alunos da Ed. Inf. II, com as professoras Eva e Marlene, usamos como recurso didático a internet e o data show, apresentamos aos alunos como conectar-se a internet. Fomos clicando nos desenhos e apresentando a todos e comentando como é desenvolvido o programa.
                                              
Conclusão:
Espero que os resultados sejam positivos, e que em longo prazo, todos os alunos que passaram por esse trabalho sejam leitores e internautas dinâmicos e críticos. A leitura frequente de textos literários ou não, é muito importante na formação de uma pessoa, pois a leitura oferece interpretação do mundo e estimula a reflexão do conhecimento.     
Pois a aprendizagem passa pela emoção, por isso, se o aluno não sentir seguro e confiante, sua consciência vai estar tomada com a preocupação de se defender o tempo todo e assim não conseguira  deixar sua curiosidade e criatividade surgir e com ela o desejo de aprender.
Durante o desenvolvimento da aula os alunos demonstraram curiosidade e inquietação pelo desconhecido, houve muita conversa até o momento que os chamou atenção, neste momento os alunos gostaram e começaram a participar da aula, fazendo comentários sobre o que viam.  
 Quanto à nós professoras, sentimos dificuldade para desenvolver o trabalho, pois a internet estava muito lenta, ao clicar no programa desejado, este não correspondia, fomos ficando ansiosa por não atender aos alunos como queríamos.

 Avaliação:
A avaliação é imprescindível no planejamento e deverá ser constante. Avaliar-se o andamento do trabalho pelo entusiasmo e a participação dos alunos. Os alunos participaram da atividade demonstrando curiosidade e interesse, brincaram e fizeram comentários do que viram. 
 

Referências bibliográficas:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. Scipione, SP, 1991.

ANTUNES, Walda de Andrade, Lendo e Formando Leitores, São Paulo, Globo, 2009.

BORDINI, Maria da Glória. Literatura: A formação do leitor. Mercado Aberto, Porto Alegre.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

ATIVIDADE 1.7 - ANALISANDO UM TRABALHO COM PROJETO

ANÁLISE DA PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM PROJETOS


            Dentre as mudanças significativas que a educação tem apresentado, o trabalho com projetos é a que mais se destaca, devido a sua potencialidade na construção do conhecimento.
            Pesquisando na internet encontrei várias experiências desenvolvidas com projetos significativos e percebi que nos relatos apresentados os resultados são muito favoráveis. Mas foi em uma escola de tempo integral do Estado de Goiás que encontrei o “Projeto Semana Literária” que me chamou atenção pelos resultados apresentados. Em entrevista a equipe da escola relatou o desenvolvimento do Projeto da seguinte forma:

 RELATÓRIO DA SEMANA LITERÁRIA

Na semana de 21 a 25 de março foi realizada a III Semana Literária do Colégio Estadual Joaquim Teodoro de Souza, com resultados positivos que merecem ser mencionados e detalhes de desempenho que precisam ser ajustados. A III Semana Literária foi pensada de forma coletiva para garantir a efetiva participação de todos, especialmente dos alunos, composta por atividades que destacam a leitura, tendo como foco a literatura infantil por meio do acervo da biblioteca, visando o uso maior desse recurso de conhecimento que a Unidade Escolar dispõe. Buscamos também o envolvimento de membros da comunidade em geral, trazendo contadores de história e júris representativos, a fim de abrir as portas da escola para o conhecimento popular.
Na Segunda Feira – dia 21 de março de 2011, durante o momento da oração realizou-se a Abertura Oficial, onde foram explicados aos alunos todos os propósitos da Semana Literária e levantada a expectativa de muita aventura por meio das histórias a serem trabalhadas.“ Tendo por base duas frases, expostas em murais: “A Leitura Nutre a Inteligência” e” A Leitura Engrandece a Alma”, iniciamos a semana com boa expectativa por parte de alunos e professores. 
Na Terça Feira – dia 22 de março de 2011 ocorreu a Classificatória do Concurso Contadores de História. Fato interessante a ser relatado é que esse concurso já estava mobilizando a Escola há três semanas, pois forçou os alunos a procurarem a biblioteca, escolherem livros e treinarem a história a ser contada. Sendo que até os alunos que optaram por não participarem do concurso, estiveram realizando leituras diversas em função do concurso. No turno matutino concorreram alunos dos 1º, 2º e 3º anos, sob avaliação de júri convidado previamente. No turno vespertino concorreram alunos dos 4º e 5º anos, sob mesma forma de avaliação. Foram selecionados os sete (07) primeiros colocados de cada categoria.
            Na Quarta Feira – dia 23 de março de 2011 recebemos Maria Bernandes para contar uma história  - Binho e Pipa, onde ouve a interação dos alunos devido a forma envolvente que a história foi contada, ficando a certeza de que momentos como este são fundamentais para o despertar da leitura. Realizou-se no turno vespertino a eliminatória do Concurso Contadores de História onde foram escolhidos os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.
Tanto no dia 22 quanto no dia 23 a participação dos alunos foi muito boa e houve envolvimento. 
            Na quinta feira – dia 24 de março de 2011 houve a exposição de livros criados pelos alunos. Trabalho que começou e mobilizou a escola antes do início da semana e gerou bons resultados. Os livros expostos foram criados, com antecedência, pelos alunos e suas professoras em sala, sendo que o melhor de cada sala foi premiado com um kit de livros.
            Para encerrar a semana, na sexta feira – dia 25 de março de 2011 ocorreram as oficinas literárias, divididas da seguinte maneira:
Sala 01 – Pintura – a partir das histórias da Arca de Noé e Cachinhos de ouro e os três Ursos. Professores responsáveis: Jakeline, Joana e dona Iracema.
Sala 02 – Colagem – a partir do Livro Animais de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Professores responsáveis: Candinha, Celma e Lucicleide.
Sala 03 – Mímica – a partir do livro Dona Flor. Professores responsáveis: Ana Maria, Ana Claudia e Maria das Dores.
Sala 04 – Dobradura – a partir de textos diversos. Professores responsáveis: Andréa e Ítala.
Sala 05 – Desenho/ ilustração – a partir do Livro A Ema. Professores responsáveis: Giovana, Marlene e Divina.

            Confirmei então que o trabalho com projetos é de suma importância e por isso me disponho a realizar este em questão, pois envolverá toda a escola enriquecendo o conhecimento de toda a comunidade escolar. Ainda poderemos implementar com a digitação dos livros criados pelos alunos e apresentação em momento de autógrafo.

ATIVIDADE1.6 - USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Muitas são as possibilidades para o uso das TICs na escola. Observando o vídeo podemos ver os alunos e a comunidade escolar interagindo com o conhecimento, produzindo por meio do computador, da internet, dos livros e demais materiais impressos, dos recursos de mídia (som, microfone...) e outros. É perceptível como esses recursos fazem a diferenças, como a escola se apresenta mais dinâmica e isso é muito bom. É isso que queremos para nossa escola.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ATIVIDADE 1.5 - SUGESTÕES DE AULA

FICHAMENTO – ATIVIDADE 1.05

MOME DO PROGRAMA - A história que vem do barro

Autor - Juliana Gomes de Souza Dias (CURITIBA, Co-autor Eziquiel Menta)

ÁREA DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS– Artes, Português, História

BREVE DESCRIÇÃO – Através da arte em cerâmica descobrir a cultura indígena relacionando-a com a produção artística atual.

OPINIÃO – É importante levar o conhecimento da cultura indígena aos alunos (ou seja, da cultura base dos alunos, no caso de nós brasileiros), por meio de vídeos e sites da internet, assim como de objetos artísticos de barro conseguidos com facilidade no meio em que vivemos

IDÉIA PARA COLOCAR EM PRÁTICA POSTERIORMENTE – Após os passos sugeridos pelo programa, vídeos e sites, levar o barro para desenvolver atividades artísticas na escola, a produção pode ser fotografada e postada no blog criado especialmente para a turma e colocada no link com o tema a História que vem do barro, como se fosse um mural virtual.

ATIVIDADE 1.3 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Em entrevista o Prof. Dr. Ladislau Dowbor realizou importantes declarações sobre Educação e Tecnologia, ressaltando principalmente a necessidade de uma educação para o conhecimento e não para a mera informação. Concordo plenamente com ele quando afirma que é necessário repensar a escola enquanto espaço formador. E destaco sua afirmação de que precisamos de uma escola "menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento" (Dowbor, L., 2001). O fato é que  ao se usar as tecnologias na educação corre-se o risco de não aproveitar todo seu potencial. As novas demandas para o conhecimento exigem que as tecnologias sejam usadas, não dá para fugir dessa demanda, mas a questão é: Como usar as tecnologias de forma prática, concreta e útil aos alunos? as tecnologias não podem ser usadas apenas para transmitirem informações mas sim para possibilitarem a construção do conhecimento.

ATIVIDADE 1.2 - PREOCUPAÇÕES E /OU EXPECTATIVAS QUANTO AO USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL NO CONTEXTO SOCIAL EM QUE VIVEMOS, MAS CONFESSO QUE ME ASSUSTA UM POUCO DEVIDO SUA COMPLEXIDADE E DINAMICIDADE, ONDE AS INFORMAÇÕES SÃO MAIS RÁPIDAS DO QUE NOSSA AÇÃO. PORÉM TENHO GRANDES EXPECTATIVAS, PRINCIPALMENTE DIANTE DE OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO EM QUE POSSAMOS DESCOBRIR FORMAS DE ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS TICS. SEI QUE AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS E QUE OS RECEIOS FICARÃO EM SEGUNDO PLANO QUANDO SOUBERMOS COMO USAR AS NOVAS TECNOLOGIAS A FAVOR DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA NOSSOS ALUNOS.